segunda-feira, 20 de outubro de 2014

FIM DO BLOG APUAREMA EM FOCO: “DEPOIS DE QUASE 5 ANOS, PARO PARA APRENDER A LER E A ESCREVER. NÃO ABANDONAREI A SOCIEDADE APUAREMENSE, MAS BUSCAREI SERVI-LÁ DE UMA MANEIRA NOVA”, ANUNCIA MAURICIO

APUAREMA - 20/10/2014 - MAURICIO MATOS DE CASTRO. “Se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto. Quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna”, disse Nosso Senhor Jesus Cristo. (João 12:24-25) 
Mauricio Matos, Redator do Blog Apuarema em Foco
EXISTEM MOMENTOS PECULIARES EM NOSSAS VIDAS onde devemos tomar grandes decisões. A ambiguidade e complexidade desafiam nosso intelecto e estremecem nossos sentidos. Ao olharmos para ambas as direções contemplamos verdades e, ao mesmo passo, contrapontos. << Para "aplicar os códigos" basta um computador >>, diz o filósofo Olavo de Carvalho. << Para apreender a realidade viva com todas as suas nuances e sutilezas, é preciso o auxílio do Espírito Santo >>. Deste modo, depois de muita oração, reflexão e estudo cheguei a uma dolorosa mas necessária decisão: escrever a última matéria ao Blog Apuarema em Foco; digitar o ponto final deste meio de comunicação.


INEVITAVELMENTE EMANA UMA PALAVRA: PORQUE? I) Em 2012 iniciei alguns estudos, focados na teologia e filosofia, não acadêmicos, mas de um individuo que buscava e busca a verdade. Cheguei à fatídica conclusão: não sei ler nem escrever. Diante de tal constatação como poderia continuar dirigindo um meio de comunicação? II) Conheci, ainda de forma superficial, a revolução cultural que domina nossa sociedade e a urgência em estudá-la em sua profundidade. III) Tenho projetos a serem executados no âmbito espiritual (Igreja) e financeiro (empreendimento) de minha vida, o que requerer tempo e dedicação. Por estes motivos, tornou-se inviável continuar com o Apuarema em Foco. 


LOGO NO ADVENTO DO BLOG PERCEBI QUE DEUS CONFIAVA-ME UMA MISSÃO: servir a sociedade apuaremense, doando-me pelo bem comum, sem recompensa alguma, nem financeira nem moral. Apenas servir e nada mais. Fazer a vontade de Deus foi o combustível que me deu forças para continuar. Assim como comecei por inspiração Dele, termino por Ele. A minha vida não pertence a mim mesmo, mas a Outro, << porque Nele vivemos, nos movemos e somos >> (Atos 17:28). O Papa Bento XVI, hoje Emérito, ensinou-nos com sua heroica atitude que, em alguns casos a renúncia é vital ao bem comum - naquele caso específico ao da Igreja Católica Apostólica Romana. Renunciar a uma função não significa fraqueza, mas coragem de assumir que: ou suas forças não são mais compatíveis com a missão ou há outra forma mais eficaz de colaborar com a missão. 


JAMAIS ESQUECEREI AQUELA TARDE DE QUINTA-FEIRA, 7 de janeiro de 2010, dia em que escrevi a primeira matéria ao Blog. A reportagem trazia: “Aquisição de um novo veículo para a Câmara Municipal”. A partir daquelas poucas linhas informativas, nascia um meio de comunicação que mudaria a minha vida e acredito que a vida de muitas pessoas. Quantas experiências vivi - só Deus sabe: alegrias, tristezas, decepções, aprendizados, amizades, inimizades, ameaças – até de morte, amadurecimento, enfim, anos de intenso conhecimento experimental; precisamente 1470 dias (4 anos e 10 meses). 

LEMBRO-ME: mesmo doente lutava para não deixar os leitores sem o direito à informação. Não existia sábado, domingo ou feriado. Todos os dias lá estava sentado a frente do computador dedicando até 10 horas do dia na busca de novas notícias. Infelizmente neste último ano de funcionamento o fluxo de matérias diminuiu acentuadamente. Inúmeras vezes fui humilhado por apenas publicar a verdade, por obedecê-la como ensinava Platão << verdade conhecida é verdade obedecida >>. Sempre, do começo até hoje, fui julgado por membros de grupos partidários: “ah, o blog é favorável a Rair”; outros “o blog é pró-Lene”. Mas engraçado que nunca chegaram a uma unanimidade. Em vários momentos senti medo, pensei em desistir e me cansei da incompreensão, mas Nosso Senhor Jesus Cristo ao meu lado estava e me fez lutar, lutar e lutar. Até o fim. Até hoje. Sou humano e passivo a erros. Assim, peço perdão pelas injustiças que cometi, pelos erros ortográficos e de conteúdo, às matérias equivocadas e por não ter sido mais competente e eficiente. 


NÃO PODERIA DEIXAR DE AGRADECER E RECONHECER A IMPORTÂNCIA DE UMA PESSOA, a minha mãe, Eliane Matos Santos: sem ela não haveria Blog Apuarema em Foco. Foi sua compreensão, paciência e ajuda que fizeram subsistir este Blog. Obrigado minha querida e amada mãe por confiar em meu sonho, que era um sonho de Deus, por construí-lo comigo, com seu amor maternal. Ao meu irmão Murillo Matos que sempre me auxiliou com solicitude, benevolência e generosidade. Externo meu carinho e agradecimento ao ex-prefeito Rair e a sua equipe de governo, a prefeita Lene e a sua equipe de governo, pessoas que diretamente mantive um respeitoso e ético relacionamento de trabalho. Ao empresário Helenildo Martins Junior, predecessor do Apuarema em Foco com o então Blog Martins Notícias, que por meses juntos caminhamos. Aos colegas – se assim me permitem chamá-los – André Pavel, Souza Andrade, Marcos Frahm, Elton Bispo, Wilson Novaes, Junior Mascote, Giro em Ipiaú, Ipiaú Online, radialistas da região, entre outros. Aos leitores, parte constitutiva do Apuarema em Foco, a vocês, meus amados leitores, do fundo de minha alma vos digo: muito obrigado! Obrigado por confiarem em meu rudimentar trabalho; por não deixarem de acessar o Blog mesmo sem atualizações; pelas mensagens de apoio e também pelas críticas; obrigado aos apuaremenses que hoje residem em outras cidades do estado e do país - sei que as notícias do Blog repercutem em suas famílias, rodas de amigos, bares e conversações. Recomendo aos leitores que acessem os blogs Apuarema 24 Horas e Apuarema Agora. Por fim, rendo graças a Nosso Deus, a Nosso Senhor Jesus Cristo e ao Espírito Santo de Deus pela missão a mim confiada e pelos meios e graças necessárias ao seu pleno cumprimento.


MENCIONEI NA MANCHETE “Fim do Blog Apuarema em Foco: “Depois de quase 5 anos, paro para aprender a ler e a escrever. Não abandonarei a sociedade apuaremense, mas buscarei servi-lá de uma maneira nova.” É com essas palavras que encerro. É o fim do Blog, mas o começo de um novo ciclo de serviço. Não desistirei de Apuarema. Dedicarei a minha vida pelo reinado do Amor nesta pequena cidade, predileta dos meus olhos e do meu coração. Não recuarei nessa travessia do deserto, porque o Senhor Deus na frente está a mim guiar como fogo e nuvem, sol e lua. Rogo a proteção da Virgem Puríssima, a Santíssima Maria, Rainha do céu e da terra, Senhora dos anjos, santos e dos homens. Que a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo nos santifique e mergulhe nossos pecados no abismo da Divina Misericórdia. Que assim seja para sempre. Amém!